O Instituto Par Educação é uma instituição sem fins lucrativos, sucessora do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, que originalmente ofereceu o Curso de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada. O Instituto Par caracteriza-se por oferecer à sociedade Formação, Pesquisa e Serviços de Atendimento à Comunidade, sendo que, em todas essas atividades, o Instituto Par têm por base a linha teórica da Análise do Comportamento. 

Na área de Formação, o Instituto Par oferece à comunidade, além do curso de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, diversos outros cursos. Entre esses, se destaca o Curso de Especialização (termo que está em discussão entre o MEC e o CFP) em Clínica Analítico-Comportamental com uma média anual de 40 alunos formados. Há também o curso de e Extensão, atendimentos de vários tipos de atuação da psicologia e atividades voltadas à comunidade do nosso entorno para expansão cultural. Ocorre também a oferta de curso de formação em Acompanhamento Terapêutico, que proporciona a estudantes do curso de Psicologia a possibilidade de um início de atuação profissional de nível técnico, supervisionada pelos terapeutas responsáveis pelos casos atendidos. Todas as atividades, e o Instituto Par tem entre seus sócios três doutores, duas doutorandas e uma especialista formados nessa linha. 

O que é o Mestrado Profissional?

É uma modalidade de pós-graduação stricto-sensu implementada pela CAPES, órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação stricto-sensu no âmbito nacional, para atender à crescente necessidade de integração da vanguarda tecnológica e de inovação científica ao mercado de trabalho brasileiro. Para tanto, a CAPES credencia instituições de pesquisa e de ensino superior para formar mestres que possam ajudar o pais a se integrar à realidade tecnológica de nossa época e que se disponham a cooperar no desenvolvimento de inovações que transformem a atuação profissional no Brasil em uma atividade de ponta, fato que já ocorre em diversas áreas do conhecimento.

O Instituto Par tem o privilégio de ser a primeira instituição a receber autorização da CAPES para abrir um mestrado profissional na área da Psicologia no Brasil. A partir de 2013, o Programa de Estudos Pós Graduados em Análise do Comportamento Aplicada do Instituto Par de Análise do Comportamento formará mestres em Análise Aplicada do
Comportamento que poderão atuar como uma ponte entre a vanguarda tecnológica da ciência do comportamento e a vida profissional. Poderão ser formados, a depender de seus interesses, mestres profissionais aptos a atuar em todas as áreas em que haja comportamento humano, tanto dentro de empresas, quando na sociedade civil ou como profissionais liberais. Assim, o mestrado profissional em análise do comportamento aplicada do Instituto Par se compromete com a atuação específica do psicólogo em todas as suas áreas de atividade e também possibilita que profissionais de diversas outras áreas se pós-graduem em análise aplicada do comportamento, fomentando no país a interdisciplinaridade inerente à atuação do analista do comportamento.

Com a garantia dada pela CAPES de igualação de direitos entre o mestrado profissional e o mestrado acadêmico, é garantido também ao mestre profissional o direito de ministrar aulas em instituições de ensino superior que exijam o grau de mestre para contratação de professores e o acesso ao doutorado que demandar o grau de mestre stricto-sensu.

Encaramos o desafio de sermos desbravadores dessa situação de vanguarda da Psicologia no país com a colaboração de um corpo docente e de colaboradores com décadas de atuação profissional e em pesquisas em análise do comportamento, reconhecidos nacional e internacionalmente como representantes de excelência do Brasil nessa área.

Autismo - ABA TEA

O nome Análise do Comportamento Aplicada vem gerando alguma confusão em candidatas e candidatos ao nosso programa de mestrado. Essa confusão pode ser sintetizada em pessoas acharem que por ter esse nome o nosso programa capacita mestres a atenderem, ensinarem ou supervisionarem casos de pessoas diagnosticadas no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Isso não é verdade. Para se capacitar dessa forma, deve-se procurar os diversos cursos ou especializações que se dedicam a isso.

O fato de o Instituto Par ter um curso de especialização voltado à capacitação para o atendimento de pessoas diagnosticadas no TEA a partir da base prática, científica e teórica da Análise do Comportamento Aplicada, comumente conhecida por ABA TEA, pode fazer essa confusão. Pedimos a candidatas e candidatos que atentem às diferenças dos objetivos dos dois cursos.

No nosso programa de mestrado, mestres não se capacitarão para atendimento dessa clientela. Não há nenhuma disciplina – eletiva ou obrigatória – voltada especificamente a esse tipo de participante de pesquisa.

Outra questão é a expectativa quanto à obtenção do certificado denominado Board Certified Behavior Analyst – o BCBA – após a conclusão de nosso programa. O nosso programa de mestrado não tem compromisso com o Behavior Analyst Certification Board (BABC), organização que emite o BCBA. Além disso, nosso currículo não é acreditado pela Association for Behavior Analysis International (ABAI) e tampouco tivemos nosso currículo verificado por essa associação. Dessa forma, cursar nosso programa não garante acesso ao BCBA.

Candidatas e candidatos que trabalham com pessoas no TEA são muito bem-vindas ao nosso programa. Tornar mestres profissionais em Análise do Comportamento Aplicada cientistas em busca de soluções profissionais, visando desenvolvimento de tecnologias e procedimentos de intervenção baseados especialmente em dados consolidados e comprovados pelo método científico, assim como tornar esses mestres cientistas em busca de soluções profissionais, visando o desenvolvimento de tecnologias e procedimentos de intervenção baseados especialmente em dados consolidados e comprovados pelo método científico são nossos objetivos.

Entendemos que as informações aqui destacadas são relevantes e podem adequar as expectativas de candidatas e candidatos ao Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Instituto Par. Para mais informações sobre o que entendemos por Análise do Comportamento Aplicada, sugerimos a leitura de Canaan-Oliveira (2003)