I - Desenvolvimento do repertório comportamental do indivíduo

Descrição: Parte dos problemas e preocupações humanos refere-se ao desenvolvimento de um cidadão cujo repertório seja efetivo nos diferentes aspectos de sua interação com o contexto físico e social, e que seja capaz de assumir seu papel transformador na sociedade. Por diversas razões, o repertório de um indivíduo pode ser inefetivo, insuficiente ou mesmo inadequado ao convívio social. Esta linha de pesquisa procura responder ao estudo de processos de aquisição de repertório comportamental de maneira a aproximar o indivíduo que seja alvo da intervenção da sua participação junto ao grupo. É uma linha de pesquisa que visa o estudo de vários temas/problemas/objetos de estudo, a saber: Clínica, Desenvolvimento atípico, Organizações, Esportes, Educação, Orientação Profissional, Formação do “self”, segurança no trabalho, etc.

Orientadores: Dr. Candido V. B. B. Pessôa; Dra. Cássia Leal da Hora; Dr. Denis Roberto Zamignani; Dr. Felipe D’A. Ferreira Corchs; Dr. Fernando Albregard Cassas; Dr. Jan Luiz Leonardi; Dra. Joana Singer; Dra. Roberta Kovac, Dr. Roberto Alves Banaco; Dr. Saulo M. Velasco; Dr. William Ferreira Perez.

II –Medidas de processo e resultado

Descrição: Esta linha de pesquisa ocupa-se em transformar dados coletados em evidências empíricas de que os procedimentos são inequivocamente responsáveis pelas mudanças observadas nos repertórios de interesse. Essencialmente a preocupação principal é com as Intervenções Baseadas em Evidências, que têm sido as bases de trabalhos remunerados especialmente pelos sistemas de saúde, muitas vezes equivocadamente apoiados em medidas de relatos verbais mais do que em medidas comportamentais. Coerentemente com a proposta de Baer, Wolf e Risley (1968, 1987), esta linha de pesquisa preocupa-se com a mensuração de comportamentos. Ocupa-se também do desenvolvimento de tecnologia metodológica que possa evidenciar, com base em sujeito como seu próprio controle, que a técnica selecionada é a responsável pela mudança observada no repertório do participante da pesquisa, tornando a prática da Análise do Comportamento Aplicada uma Prática Baseada em Evidências.

Orientadores: Dr. Denis Roberto Zamignani; Dra. Cássia Leal da Hora, Dr. Felipe D’A. Ferreira Corchs; Dr. Fernando Albregard Cassas; Dr. Jan Luiz Leonardi; Dr. Roberto Alves Banaco.

III – Processos grupais e culturais

Descrição: Há muitos anos a Análise do Comportamento Aplicada tem se ocupado de problemas advindos de práticas culturais que podem ser manipuladas por meio de contingências sociais. Dois temas/problemas/objetos de estudo se delineiam a partir da prática dos profissionais do Instituto Par: Um deles se ocupará de questões ligadas à sustentabilidade social (divisão e criação de recursos econômicos, planejamento familiar, planejamento organizacional, etc.). Outro núcleo encontra-se preocupado com o tema da sustentabilidade ambiental (preservação de recursos naturais, consumo sustentável, etc.).

Orientadores: Dr. Candido V. B. B. Pessôa; Dr. Denis Roberto Zamignani; Dr. Felipe D’A. Ferreira Corchs; Dr. Fernando Albregard Cassas; Dr. Jan Luiz Leonardi; Dr. Roberto Alves Banaco; Dr. Saulo M. Velasco; Dr. William Ferreira Perez.

IV – Modelos Experimentais com Humanos

Descrição: Esta é uma linha de pesquisa básica. Nela, procura-se desenvolver, a partir das descrições de modelos experimentais já consagrados na obtenção de dados com animais não humanos, um passo para que a pesquisa básica de laboratório animal possa ser comparada e avaliada com pesquisa básica sobre o comportamento humano. Dessa maneira, alguns modelos experimentais serão desenvolvidos, utilizando humanos como participantes. Um deles estuda a supressão condicionada, que tem sido descrito como um modelo experimental da ansiedade. Em sua preparação, atividades geradas em um computador são manipuladas de tal forma a reproduzir com humanos o fenômeno da supressão, que tem sido observado com não humanos. Outro versa sobre Economia Comportamental, que busca aprofundar, por meio de preparações experimentais com humanos, os conhecimentos acerca de teorias que explicam processos complexos de comportamento tais como escolha e preferência.

Orientadores: Dr. Candido V. B. B. Pessôa; Dr. Denis Roberto Zamignani; Dr. Felipe D’A. Ferreira Corchs; Dr. Fernando Albregard Cassas; Dr. Jan Luiz Leonardi; Dra. Joana Singer; Dra. Roberta Kovac, Dr. Roberto Alves Banaco; Dr. Saulo M. Velasco; Dr. William Ferreira Perez.