Ameaças e Transtornos Relacionados

Coordenador - Dr. Felipe D. F. Corchs

O grupo de estudos tem como foco as respostas de seres humanos a ameaças, das mais severas e que colocam em risco a sobrevivência, até as menos catastróficas, como a possibilidade de desfechos negativos em áreas cotidianas da vida contemporânea ocidental, como trabalho e relacionamentos afetivos. Entendendo que diversos transtornos psiquiátricos, como os de ansiedade e de estresse pós-traumático, são padrões biocomportamentais adaptativos relacionados a tais mecanismos de defesa, mas que envolvem, em alguma esfera relevante, prejuízo funcional e sofrimento significativos, o grupo busca se aprofundar na literatura científica e desenvolver pesquisas voltadas à ampliação do entendimento e do arsenal terapêutico relacionados a essas condições. Sediado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, o grupo é constituído por uma colaboração entre o IPq e outras instituições de ensino nacionais e internacionais, com destaque ao Programa de Neurociências e Comportamento (NeC) da USP, o Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP e o Instituto Par.

Atenção e Movimentos dos Olhos Aplicados à Leitura (AMO Leitura)

Coordenadores - Dr. Candido V. B. B. Pessôa e Dr. Peter Endemann

Este grupo de pesquisa visa avaliar e desenvolver técnicas voltadas à melhoria de repertórios individuais no que tange aos processos atencionais relacionados aos mais diversos comportamentos humanos. A partir de uma parceria de pesquisa entre o Instituto Par e o Laboratório de Análise Experimental do Comportamento da USP, especial destaque tecnológico é dado à relação entre os movimentos dos olhos e os processos atencionais. Movimentos ou fixações oculares são utilizados como medida de processos comportamentais ou analisados como parte relevante de comportamentos do indivíduo. Desta segunda forma, as pesquisas realizadas dão destaque aos comportamentos envolvidos na leitura.

Comportamentos e Sistemas em Organizações

Coordenador - Dr. Candido V. B. B. Pessôa

O estudo de comportamentos em organizações e de sistemas organizacionais constitui objeto de relevância prática, teórica e experimental na sociedade contemporânea. Neste projeto, o eixo articulador é a perspectiva da análise do comportamento. São desenvolvidos estudos aplicados em ambientes organizacionais, conhecidos como trabalhos em Organizational Behavior Managemt (OBM) ou Behavioral System Analysis (BSA). O objetivo final é o desenvolvimento de tecnologias e processos altamente generalizáveis.

Prática Baseada em Evidências em Psicologia Clínica e o Desenvolvimento das Terapias Comportamentais

Coordenadores - Dr. Jan L. Leonardi

O surgimento da Prática Baseada em Evidências em Psicologia, definida pela American Psychological Association como o processo individualizado de tomada de decisão clínica que ocorre por meio da integração da melhor evidência disponível com a perícia clínica no contexto das características, cultura e preferências do cliente, representou um dos mais importantes avanços para a avaliação, tratamento e prevenção de problemas de saúde mental. Nesse contexto, as Terapias Comportamentais receberam destaque, uma vez que sua eficácia vem sendo amplamente demonstrada em pesquisa experimentais. Contudo, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, existe uma grande diversidade de modelos de Terapia Comportamental, de modo que, muitas vezes, não há qualquer afinidade teórica, metodológica e prática entre eles, o que costuma gerar confusão quanto à sua identidade. Além disso, uma das maiores limitações da Psicologia Baseada em Evidências é o enfoque em utilizar rigidamente protocolos padronizados de intervenção para diagnósticos psiquiátricos específicos. Mais recentemente, duas propostas – a “Terapia Baseada em Processos” e a chamada “Quarta Onda da Terapia Comportamental” – vêm criticando o uso de tais protocolos e repensando como reorganizar a prática clínica a partir do uso de procedimentos empiricamente sustentados de forma mais flexível e das particularidades (diagnosticáveis ou não) de cada cliente. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar os aspectos teóricos, metodológicos e práticos dos diferentes modelos de Terapia Comportamental e das propostas da “Terapia Baseada em Processos” e da “Quarta Onda da Terapia Comportamental”. Espera-se, assim, contribuir tanto para a validação teórico-conceitual quanto para a sustentação empírica de procedimentos de intervenção que possam orientar a prática profissional do psicólogo clínico e, assim, contribuir para o desenvolvimento da Análise do Comportamento como ciência e profissão e para o fortalecimento da Prática Baseada em Evidências em Psicologia.

Relational Frame Theory aplicada à clínica (RFTAC)

Coordenador - Dr. William F. Perez

O objetivo desse grupo de pesquisa é utilizar os conceitos e procedimentos oriundos da Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory, RFT) para investigar questões relacionadas à clínica. Há três linhas de pesquisa principais: (1) Teoria das Molduras Relacionais e modelos experimentais de fenômenos clínicos, (2) Modelos experimentais de intervenções comportamentais aplicadas a clínica e (3) Medidas comportamentais relacionadas à fenômenos clínicos. O RFTAC faz parte do CLiCS, diretório de pesquisa sobre Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico, com integrantes da UFSCar e do Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento.

Site do CLiCS: http://clicsgrupodepesqui.wixsite.com/clics

Esquizofrenia e Análise do Comportamento

Coordenadores - Dr. Fernando A. Cassas

O grupo de pesquisa em Esquizofrenia e Análise do Comportamento tem como proposta inicial o levantamento e o estudo de toda a literatura a respeito da compreensão analítico-comportamental da esquizofrenia. A partir disso, o grupo terá como meta o desenvolvimento de tecnologias de intervenção comportamental em esquizofrenia no Brasil priorizando a intervenção em ambiente institucional ou em ambiente extraconsultório.

Desenvolvendo competências e habilidades acadêmicas

Coordenador - Dr. Saulo M. Velasco

Esse grupo de pesquisa tem como objetivos gerais avaliar, construir e aplicar tecnologias comportamentais de ensino para desenvolver competências e habilidades acadêmicas, especialmente no contexto escolar. Especificamente, o grupo focalizará o desenvolvimento de métodos para:

  1. avaliar e remediar déficits no repertório de estudo em pessoas com dificuldades escolares;
  2. formar professores da educação básica para desenvolver/refinar competências e habilidades acadêmicas em sala de aula;
  3.  investigar, desenvolver e aplicar metodologias de aprendizagem por pares para desenvolver/refinar habilidades de estudo no contexto escolar.

Processos verbais na interação terapêutica analítico-comportamental

Coordenadores - Dr. Denis R. Zamignani e Dr. Roberto A. Banaco

O objetivo deste grupo de pesquisa é analisar a interação que ocorre na terapia analítico-comportamental, de modo a obter evidências empíricas sobre os processos de mudança que ocorrem na terapia. Em sintonia com a proposta de Baer, Wolf e Risley (1968, 1987), este grupo de pesquisa busca mensurar comportamentos-alvo e desenvolver tecnologias capazes de tornar a Análise do Comportamento Aplicada uma prática baseada em evidências. Até o momento, três pesquisas já foram realizadas por nosso grupo. Sob o título de “Efeitos de Intervenções Reflexivas sobre o Repertório do Cliente no Processo Terapêutico Analítico-Comportamental”, elas visaram à investigação dos processos envolvidos na terapia analítico-comportamental, quando o terapeuta utiliza intervenções de cunho reflexivo. Para isso, foram conduzidos (a) um estudo exploratório sobre as interações terapêuticas de caráter reflexivo, (b) a análise de possíveis efeitos de tais interações sobre a aliança terapêutica e (c) a análise dos efeitos terapêuticos de tais intervenções sobre as queixas trazidas pelo cliente e sobre seu repertório como um todo. Este grupo é coordenado pelo doutores Denis Roberto Zamignani e Roberto Alves Banaco. Desde sua criação, envolveu também os seguintes pesquisadores: os doutores Ricardo Corrêa Martone, Felipe Corchs, Giovana Del Prette e Antonio Pacheco; as mestres Tatiana Araújo e Sueli Amaral; os especialistas Marina Mazer, Mariana Mercaldi, Henrique Salgueiro, Pedro Zuccolo, Victor Mangabeira dos Santos, Dante Marino Malavazzi e Emerson Simões Filho; além dos bolsistas Bernardo Dutra Rodrigues e Camila Ferreira Lima. Até o momento, a produção cientifica do grupo inclui uma participação em sessão coordenada e dois pôsteres[1] no principal congresso nacional da área[2]. Atualmente, o grupo também está finalizando um capítulo de livro e um artigo a ser submetido a uma revista internacional.

[1] Dos Santos, V. M. C., Malavazzi, D. M., Salgueiro, H., Mercaldi, M., Delitti, G., Araújo, T.; Pacheco, A. C. & Zamignani, D. R. (2010). Efeitos de intervenções reflexivas sobre o repertório do cliente no processo terapêutico analítico-comportamental. Em XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
Zuccolo, P. F., Simões Filho, E. F., Mazer, M., Martone, R. C., Amaral, S., Corchs, F., & Banaco, R. A. (2010). Análise do processo de produção de reflexões pelo cliente na terapia analítico-comportamental. Em XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

[2] Del Prette, G., dos Santos, V. M. C., Malavazzi, D. M., Rodrigues, B. D., Zuccolo, P. F., Simões Filho, E. F., Mazer, . . . & Zamignani, D. R. (2011). Efeitos de intervenções reflexivas sobre o repertório do cliente no processo terapêutico analítico-comportamental. Em XX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao desenvolvimento do ambiente social de indivíduos com desenvolvimento atípico

Coordenador - Dra. Cássia L. da Hora

Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com outras formas de desenvolvimento atípico apresentam inúmeras demandas decorrentes dos déficits comumente presentes em seu repertório comportamental. Estudos que busquem promover mudança comportamental tanto no repertório direto do indivíduo quanto no comportamento das pessoas que convivem diretamente com essa população (ex. familiares, responsável, professores, pares, etc.) são o foco deste grupo de pesquisa.

Formação Profissional em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para a atuação com desenvolvimento atípico

Coordenadores - Dra. Cássia L. da Hora

Intervenções eficazes em promover mudança comportamental em indivíduos com TEA e outros tipos de Desenvolvimento Atípico devem ser implementadas por profissionais formados de forma adequada. São inúmeras as habilidades e competências necessárias que o prestador de serviços direcionados para essa população deve desenvolver. O objetivo desse grupo de pesquisa é produzir estudos que não apenas identifiquem quais habilidades devem ser apresentadas pelos prestadores de serviço como também quais as estratégias didáticas mais adequadas para ensiná-las.

Modelos experimentais de problemas psicopatologia

Coordenador - Dr. Roberto A. Banaco

Modelos experimentais de problemas psicopatologia: tem por objetivo replicar, em humanos, Modelos já consagrados No estudo da psicopatologia com animais, bem como explorar novos modelos que levem em consideração algumas manifestações em que o.comportamento verbal esteja contemplado. Participantes: Roberto Alves Banaco, Carlos Eduardo Costa, Bruno Soares Souza, Rodrigo Nóia Mattos, Liane dahas