Docentes Permanentes

Dr. Candido V. B. B. Pessôa

Psicólogo - Analista do Comportamento

Dr. Candido V. B. B. Pessôa

Psicólogo - Analista do Comportamento
Possui graduação em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getulio Vargas - SP (1990), mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e do Instituto Par. É orientador no Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Instituto Par. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de repertórios individuais e processos grupais.

Dr. Denis Zamignani

Psicólogo - Analista do Comportamento

Dr. Denis Zamignani

Psicólogo - Analista do Comportamento
<p class="font_8">Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Graduado em Psicologia e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Formado em Gerenciamento Comportamental de Organizações (OBM) pelo Paradigma. Analista do comportamento acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.</p> <p class="font_8">Diretor acadêmico do Instituto Par, onde é docente do Mestrado profissional em Análise do Comportamento Aplicada, além de supervisor e docente no curso de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental e coordenador do grupo de pesquisa sobre processo-resultado em terapia analítico-comportamental.</p> <p class="font_8">Coordenador da <a href="https://www.redetac.org/" target="_blank" rel="noopener">REDETAC - Rede de colaboração interinstitucional para a pesquisa e o desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais.</a></p> <p class="font_8">Foi Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Comportamental (ABPMC), gestão 2015-2016, vice-presidente da gestão 2010-2011 e atual membro do Conselho Consultivo. É membro do corpo editorial da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento e da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Membro da ABPMC, Sociedade Brasileira de Psicologia e OBM Network.</p> <p class="font_8">Contribuiu na organização e gestão dos VI e VII, XXIV e XXV Encontros e foi presidente do XIX e XX Encontros da ABPMC e do I Encontro Sul-Americano de Análise do Comportamento.</p> <p class="font_8">Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em intervenção terapêutica, pesquisa em psicoterapia, Gestão de Pessoas nas Organizações e formação profissional do psicólogo, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia analítico-comportamental, pesquisa de processo-resultado em psicoterapia, Acompanhamento terapêutico, Gestão de Pessoas, Gestão de Eventos e Ensino de análise do comportamento. (Fonte: Currículo Lattes)</p> <div class="embed-video-custom"></div>

Dr. Fernando Cassas

Psicólogo - Analista do Comportamento

Dr. Fernando Cassas

Psicólogo - Analista do Comportamento
Doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia: Psicologia Social e Psicólogo pela mesma Universidade. Atualmente é vice-coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada no Instituto Par. É coordenador do Curso de Aprimoramento em Acompanhamento Terapêutico do Instituto Par, onde também é professor e orientador Curso de Qualificação em Clínica Analítico-Comportamental. Terapeuta analítico- comportamental. Tem como principais áreas de interesse: Análise Aplicada do Comportamento, psicopatologia comportamental e análise de processos políticos à luz da Análise do Comportamento.

Dr. Felipe Corchs

Médico psiquiatra e terapeuta analítico comportamental

Dr. Felipe Corchs

Médico psiquiatra e terapeuta analítico comportamental
Possui Graduação em Medicina (2001), Residência Médica em Psiquiatria (2005), e doutorado em Ciências (2008) e pós-doutorado pelo Departamento de Neurociência e Psiquiatria da Icahn School of Medicine al Mount Sinai em Nova York. Atualmente é Professor Colaborador no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (NeC) da USP. Também é Professor e orientador no Instituto Par. Nas atividades assistenciais, é Médico Psiquiatra e Analista do Comportamento em consultório particular e no Instituto de Psiquiatria do HC FMUSP, onde também é supervisor dos residentes e coordena o programa de Terapia Comportamental, o Ambulatório de Transtorno de Estresse Pós-Traumático e o Laboratório de Psicoterapia e Psicologia Experimental (LaPPEx). Seu principal interesse é na área de emoções, especialmente as relacionadas a aversivos e ameaças, bem como transtornos relacionados, classificados atualmente como transtornos de ansiedade, medo, relacionados ao estresse e depressão. Nessa área desenvolve a maior parte de suas atividades acadêmicas e científicas, especialmente na área de interface entre psicoterapias, psicologia experimental e neurociências.

Dra. Cássia Leal da Hora

Psicóloga - Analista do Comportamento

Dra. Cássia Leal da Hora

Psicóloga - Analista do Comportamento
Analista do Comportamento acreditada pela ABPMC, Psicóloga formada pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Experimental e Análise do Comportamento pela USP-SP. Doutora em Psicologia Experimental na PUC-SP. No Instituo Par é Coordenadora, Professora e Supervisora do curso de Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e desenvolvimento atípico. Também é docente permanente do Mestrado Profissional. Como Supervisora do Grupo A.R.P.A (Ampliando Repertório, Desenvolvendo Autonomia), tem se dedicado a pesquisar e intervir com pessoas com TEA delineando intervenções baseadas em ABA.

Dr. Jan Luiz Leonardi

Psicólogo - Analista do Comportamento

Dr. Jan Luiz Leonardi

Psicólogo - Analista do Comportamento
Jan Luiz Leonardi possui graduação em Psicologia pela PUC-SP, especialização em Terapia Comportamental pelo Paradigma, formação em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech, mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP e doutorado em Psicologia Clínica pela USP. Foi coordenador acadêmico da pós-graduação em terapia comportamental do Paradigma e vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Há mais de 10 anos dedica-se ao ensino e à disseminação da Psicologia Baseada em Evidências no Brasil. Além de atuar como psicólogo clínico, é coordenador da Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências do InPBE (Instituto de Psicologia Baseada em Evidências) e docente do Mestrado em Análise do Comportamento Aplicada do Instituto Par. É membro fundador e atual presidente da ABPBE - Associação Brasileira de Psicologia Baseada em Evidências.

Dra. Joana Singer Vermes

Psicóloga - Analista do Comportamento

Dra. Joana Singer Vermes

Psicóloga - Analista do Comportamento
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É doutoranda em Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo e pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Foi professora da Universidade Ibirapuera. Atualmente, é sócio-diretora da Associação Paradigma de Ciências do Comportamento. É professora e supervisora do Curso de Especialização em Clínica Analítico-Comportamental do Paradigma e coordenadora e professora do Curso de Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil da mesma instituição. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Estados Subjetivos e Emoção, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental, Transtorno de Estresse Pós Traumático, Relação Terapêutica, Transtornos de Ansiedade, Orientação Parental e Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Trabalha como psicóloga e supervisora clínica em atendimento a adultos, adolescentes e pais. <div class="embed-video-custom"></div>

​Dra. Roberta Kovac

Psicóloga - Analista do Comportamento

​Dra. Roberta Kovac

Psicóloga - Analista do Comportamento
Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2018). Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É coordenadora acadêmica, supervisora e docente no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental, eventos encobertos, trabalho no ambiente, equipe multiprofissional, RFT (Teoria das Molduras Relacionais) aplicada à clínica e Terapia de Aceitação e Compromisso. Também possui experiência em formação em Psicologia e formação em Análise do Comportamento.

Dr. Roberto Alves Banaco

Psicólogo - Analista do Comportamento

Dr. Roberto Alves Banaco

Psicólogo - Analista do Comportamento
Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutor em Ciências (área de concentração: Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Par. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, análise experimental do comportamento, terapia analítico-comportamental, behaviorismo radical e análise do comportamento aplicada. Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia e Membro do Conselho da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Analista do Comportamento acreditado pela ABPMC.

Dr. Saulo Velasco

Psicólogo - Analista do Comportamento

Dr. Saulo Velasco

Psicólogo - Analista do Comportamento
Saulo Velasco é um psicólogo fascinado por ensinar pessoas a aprender e a ensinar. Há mais de 10 anos, ensina competências acadêmicas e habilidades de estudo a pessoas de todos os níveis de escolaridade; presta consultorias para escolas de Educação Básica, aprimorando a formação de professores e coordenadores pedagógicos; ministra palestras, cursos e oficinas, em todo o Brasil, sobre temas relacionados a Análise do Comportamento e Educação. Desde 2018, é um dos diretores fundadores da Lupa – Educação Ampliada, uma organização que busca ampliar formas de ensino e aprendizagem. Sua atuação profissional é pautada em uma formação acadêmico-científica sólida. Durante o seu mestrado, doutorado e pós-doutorado, no Instituto de Psicologia da USP, pesquisou processos relacionados a aquisição de linguagem, formação de conceitos, raciocínio lógico e resolução de problemas. No Instituto Par, coordena o curso de Formação em Ensino de Habilidades de Estudos e é professor e orientador nos cursos de Qualificação Avançada, Especialização e Mestrado Profissional.

Dr. William Perez

Psicólogo - Analista do Comportamento

Dr. William Perez

Psicólogo - Analista do Comportamento
Formado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), com período de estágio sanduíche na University of North Texas (CAPES/Fulbright). Atualmente, é professor e pesquisador do Instituto Par (São Paulo). Tem experiência em Análise Experimental do Comportamento e Análise Aplicada do Comportamento (Terapia Comportamental), atuando principalmente nos seguintes temas: equivalência de estímulos, transferência de função e teoria das molduras relacionais (Relational Frame Theory, RFT). É editor-chefe do periódico Perspectivas em Análise do Comportamento e tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de psicologia e análise do comportamento. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

Docentes Colaboradores

Dra. Ariene Coelho Souza

Doutora e Mestre em Psicologia Experimental - Análise do Comportamento pela Universidade de São Paulo; Especialista em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR/ Campinas - SP. Psicóloga pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Professora convidada dos Cursos de Especialização em Análise Aplicada do Comportamento aos Transtornos do Espectro Autista e Atrasos do Desenvolvimento no Instituto Par - SP e Curso de Especialização em Terapia Comportamental - USP- SP. Trabalha com Atendimento e Consultoria a pessoas com Desenvolvimento Atípico.

Dra. Cláudia S F Neves Coimbra

Coordenadora Geral do curso de "Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA"

Dra. Cláudia S F Neves Coimbra

Coordenadora Geral do curso de "Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA"
Psicóloga clínica, professora, supervisora, orientadora e coordenadora de pós-graduação (Instituto Par). Docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, no Instituto Par. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015).

​Dra. Fernanda Castanho Calixto

Pós doutoranda em Psicologia pela UFSCAR e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento, sob a supervisão da Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis e Dr. Roberto Banaco com financiamento FAPESP. Doutora em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desenvolve atividades de pesquisa e docência. Desenvolve pesquisas, intervenções e supervisiona atendimentos relacionados aos seguintes temas: autocontrole, impulsividade, gaming e internet addiction, agressividade, compulsão, abuso de substâncias, tomada de decisão e transtornos da personalidade.